Defesa Prévia ou Defesa de Autuação - Detrac Multas

| Published in | 0 comentários


Defesa prévia: Toda infração de trânsito dá direito ao condutor de interpor recurso, que é a defesa de autuação mais conhecida como defesa prévia.


Por que defesa prévia?

A Constituição Federal garante a todos o direito de defesa portanto, administração pública não pode cobrar a multa sem antes dar ao motorista a possibilidade da defesa prévia. A defesa prévia ou (defesa da autuação), está baseada no erro que possa ser constatado na notificação.

Um condutor notificado por uma infração cometida no trânsito, deve verificar se a notificação descreve corretamente a tipificação da infração, marca e espécie do veículo, placa, local data e hora da infração, identificação do órgão ou entidade e da autoridade agente autuador ou equipamento que comprovar a infração (radar, fotosensor, lombada eletrônica etc), e assinatura do infrator sempre que possível valendo esta como notificação do cometimento da infração. Havendo neste caso erro na notificação dá direito ao condutor interpor recurso, defesa da autuação.

No Código Brasileiro de Trânsito não consta e forma explícita a  defesa prévia porém, ao ser autuado por infração de trânsito AIT ou receber a notificação por infração de transito (Notificação de Autuação de Infração-NAI), o infrator estando consciente da insubstência ou irregularidade daquela punição sofrida, entrará no prazo de 30 dias com a Defesa de Autuação, conhecida também como Defesa Prévia, (obs: a partir de 1/07/2013 conforme art. 8º da Resolução 404/12 trará a notificação o prazo de limite) para se dar entrada com o Recurso, por escrito, fundamentado e legalmente embasado.

Responses

Leave a Response