A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no ano de 2011 uniformizou a velocidade
nos principais corredores da Capital de São Paulo em 60 km/h . A mudança teve
como principal objetivo diminuir os acidentes em cerca de 20% (por cento) os riscos de acidentes
nos trechos dessas vias.
A CET afirmou que foram colocadas 201 placas de orientação
de velocidade e advertências para alertar os motoristas. Nesse mesmo período a
Prefeitura da Capital de São Paulo, retirou algumas estruturas que serviriam para abrigar equipamentos de
fiscalização, como também algumas torres de radares.
A retirada desses radares pela Prefeitura da Capital é para
dar lugar aos novos radares que serão colocados. Os radares retirados foram
adquiridos em licitações realizadas em 2005 para monitoramento do tráfego na
Capital Paulista. Os radares inteligentes substituirão os antigos, eles teem uma tecnologia
especial que detecta com facilidade as placas dos veículos e fiscalizarão
principalmente as motos.
Com os principais corredores da Capital de São Paulo com sua
velocidade máxima padronizada e a retirada de alguns radares, certamente os
novos radares receberão nas vias novos posicionamentos, e com a nova resolução 396 da CONTRAN publicada em 21.12.2011, acabando com a obrigatoriedade em vias
urbanas e rodovias de se instalar placas de alerta da existência de radares
fixo ou móveis nas aproximidades, os motoristas que não observando a velocidade
máxima excederem poderão ser pegos por esses novos radares inteligentes e multados.
Responses
Leave a Response